A Hemmer Alimentos é uma empresa brasileira com sede em Blumenau, Santa Catarina, que produz e comercializa diversos alimentos em conserva. Em 1915, o empreendedor Heinrich Hemmer começou a elaborar e comercializar o chucrute (sauerkraut). A matéria-prima era o repolho, por ele cultivado e o transporte da cidade feito em carroça. Nascia, com a iniciativa, a Companhia Hemmer, uma das mais antigas indústrias do Brasil no ramo de alimentos em conserva, agora administrada pela quinta geração do fundador e denominada Hemmer Alimentos.

A longevidade, incomum no cenário brasileiro, e a solidez da empresa, são consequência da qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores e à seriedade e dedicação com que trabalha. No mix de produtos, além do tradicional chucrute embrião do negócio iniciado pela família há mais de cem anos, do pepino e beterrabas em conserva e da linha de mostardas, a Hemmer buscou parcerias para oferecer novidades ao mercado. Foi assim que trouxe azeites de Portugal e Espanha e lançou o aceto balsâmico origem italiana. Como resultado, nos últimos três anos, o portfólio saltou de 100 para 300 itens.

A Hemmer se distinguiu também nas mostardas - amarela americana e escura holandesa - devido às fórmulas exclusivas e à utilização de sementes trazidas do CANADÁ. Um item que faz da Hemmer a maior importadora de sementes de mostardas do país.

O parque fabril cresceu de acordo com as necessidades do mercado, no mesmo bairro de origem, o Badenfurt, em Blumenau. A pequena casa colonial, que abrigou a empresa em seus primeiros anos de atividade deu lugar às instalações com mais de 17 mil metros quadrados de área construída.

A expansão e modernização acontecem em harmonia com a filosofia herdada do professor, agricultor e empreendedor Henrich Hemmer Sênior. Passado geração a geração, seus princípios éticos são perceptíveis na administração da empresa e na produção. Colaboradores com longos anos de experiência e permanente atualização, pesquisas de desenvolvimentos, formulação exclusivas, aliados à análises rigorosas em seu moderno laboratório, são fatores que garantem o padrão Hemmer.

NOSSAS MARCAS

A Hemmer possui um amplo portfólio de marcas relacionadas às suas diferentes linhas de produtos.

CONHEÇA AS NOSSAS LOJAS

A criação do Empório Hemmer, uma loja conceito localizada no Empório Vila Germânica, em Blumenau é um espaço redecorado onde está à disposição dos clientes os mais de 300 produtos que integram a linha de produtos da empresa. Você encontrará um espaço gourmet para degustações e uma tela touch screen, onde é possível acessar receitas, tirar dúvidas sobre os produtos e fazer o seu pedido para ser entregue em sua casa. Aberto de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 13h às 19h.

A loja segue padrões de sustentabilidade, conceito que a empresa blumenauense já adota no dia-a-dia na sua linha de produção. Os tijolos são reaproveitados, madeiras de demolição e as lâmpadas são do tipo LED, que consomem menos energia. A loja foi criada para que os consumidores possam ter, em um só lugar, todos os produtos da marca. Muitas pessoas não conhecem algumas das nossas linhas porque o mercado que frequentam só traz uma parte. No Empório Hemmer, todos os produtos estarão disponíveis na loja virtual e física. 

A Hemmer se tornou uma das marcas preferidas dos consumidores brasileiros pela alta qualidade de seus produtos e sabor inigualável.

Loja Fábrica: Rua Heinrich Hemmer, 2773. Bairro: Badenfurt - Blumenau. CEP: 89070-272 - Telefone: (47) 3037-5000.

Loja Vila Germânica: Rua Alberto Stein, 199 - Sala 109. Blumenau. CEP: 89036-200 - Telefone: (47) 3037-1915.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

As características de empresa familiar, aliado à sua localização geográfica, o Badenfurt, bairro com raízes germânicas, contribuíram para que a Hemmer Alimentos estivesse presente nas principais atividades comunitárias. Entre algumas de suas ações de responsabilidade social estão o fornecimento de equipamento odontológico para escola, apoio a curso noturno para jovens da comunidade, disponibilidade da quadra esportiva para aulas de educação física da escola e o Projeto Criança no Esporte. Dirigentes de organizações não governamentais (escolas, igrejas, clubes de mães e creches) recebem a oferta de produtos Hemmer para gerar recursos em seus eventos.

Na área ambiental, a Hemmer foi pioneira no reflorestamento com o plantio de palmeiras juçara em áreas de Mata Atlântica no Paraná e em Santa Catarina. Foi em uma destas áreas que a empresa desenvolveu o primeiro projeto do mundo que quantifica os teores de carbono (CO2) absorvido pela floresta. O trabalho foi coordenado pela Fundação de Pesquisas Florestais, da Universidade Federal do Paraná. A área pesquisada tem 3.324 hectares de floresta natural, na região do Médio Vale do Rio Itajaí, dos quais 72,9% eram áreas degradadas que foram recuperadas pela Hemmer a partir da década de 90, quando adquiriu o terreno.

Os engenheiros florestais envolvidos no projeto coletaram amostras de árvores, do material orgânico que se acumula sobre o solo e do próprio solo, para análises. O projeto, no qual foi utilizada metodologia inédita, revelou estimativas de fixação de carbono na área, de 444 mil e 908 toneladas, resultado que insere a empresa no mercado internacional de crédito de carbono e mostra a contribuição da Hemmer Alimentos na redução da poluição e melhora da qualidade do meio ambiente.